O que fazemos

A Aprendizagem como ferramenta de transformação social

A Rede Pró-Aprendiz tem como objetivos:
  • Promover mobilização nacional para que a Aprendizagem integre efetivamente o conjunto de ações que compõem as políticas públicas para a juventude no Brasil.
  • Criar sinergia entre instituições para potencializar o enfrentamento da problemática juvenil por meio de programas de Aprendizagem.
  • Expandir o atendimento às demandas da juventude por inclusão social em todas as regiões brasileiras.
  • Ampliar a inserção de aprendizes no mercado de trabalho por meio de parcerias com o poder público.
  • Expandir o atendimento a empresas socialmente responsáveis que busquem adequação à Lei da Aprendizagem em todas as regiões brasileiras.
  • Habilitar organizações sociais para a execução qualificada de programas de Aprendizagem conforme legislação vigente.
  • Ampliar impacto de ações e multiplicar os resultados com melhor custo-benefício na operacionalização de programas de Aprendizagem.

A Lei da Aprendizagem (10.097/2000) prevê a capacitação técnico-profissional metódica ministrada ao adolescente ou jovem, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, materializada em um contrato que visa sua formação para a vida, o trabalho e a cidadania.

JOVEM APRENDIZ

Oportunidade de construção de um plano de vida

A metodologia da Rede Pró-Aprendiz é inspirada na tecnologia social criada pela Fundação Pró-Cerrado – o Programa Jovem Cidadão, uma iniciativa socioeducativa e ambiental reconhecida pela Unesco e destacada por organizações internacionais que apoiam o empreendedorismo social.

Uma equipe multidisciplinar, acompanha todo o processo de inserção do jovem no mercado de trabalho, com:

  • A seleção e encaminhamento dando prioridade a jovens em situação de vulnerabilidade social.
  • A capacitação em curso teórico, e a assistência ao desenvolvimento profissional dentro da empresa ou órgão público, onde são realizadas as atividades práticas.
  • O acompanhamento da frequência e o incentivo à melhoria do desempenho na educação regular.
  • O fortalecimento de vínculos e auxilio na integração social, com apoio para o enfrentamento de dificuldades na escola, no trabalho e na família.